Mr. Dandy

mrdandy
Fale Conosco   |   Associe-se


Dandy
Se Beber Não Dirija
Se Beber Não Dirija
Preocupada com o bem estar de seus clientes e associados, a Dandy divulga as informações para que você se divirta, bebendo com responsabilidade, e lembrando: Se Beber, Não Dirija!


Sobre a lei:

Qual o objetivo da "Lei Seca ao volante"?
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste. A concentração permitida no Brasil é de 0,2 g de álcool por litro de sangue,ou, 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro.

Sob pressão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 16 de novembro de 2011, entrou em análise um projeto para endurecer a Lei Seca. O projeto determina que dirigir sob efeito de qualquer nível de álcool passa a ser considerado crime e determina que a prova contra quem se recusar a fazer o bafômetro pode ser feita através de testemunhas, vídeos ou imagens.

Na prática, tanto uma pessoa que dirigir após comer um bombom de licor, quanto outra que está, realmente, alcoolizada estarão cometendo um crime.

Por que a lei está mais rígida?

A violência do trânsito no Brasil pode ser demonstrada em números. Por ano, pelo menos 35 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes. Só em rodovias federais, essa quantidade se aproxima a 7 mil. Numa lista de causas de desastres, a ingestão de álcool aparece entre os sete vilões das estradas. Não se pode negar que motoristas alcoolizados potencializam a gravidade dos acidentes.

O álcool é um forte depressor do Sistema Nervoso Central. Por isso, quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados. Fica mais corajoso, mas reage de forma lenta e perde a noção de distância. Quando é vítima de desastre de trânsito, resiste menos tempo aos ferimentos, já que as hemorragias quase sempre são fatais.


Quais sanções previstas aos infratores?

Quem for flagrado sob efeito de álcool (de 0,1mg a 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 957,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até que apresente outro condutor habilitado e em condições de dirigir.

Porém, aquele condutor que atingir o limite de 0,30 mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.



Quanto se pode beber antes de dirigir?

Não há, atualmente, limite considerado “seguro” para dirigir após ingerir bebida alcoólica. A absorção e metabolização do álcool dependem de diversos fatores, como sexo, peso corporal e ingestão de alimentos. Mas, de modo geral, conforme pode ser visto no quadro abaixo, consumir o equivalente a 1 lata de cerveja, ou 1 taça de vinho, ou 1 dose de cachaça, vodca ou uísque é o bastante para ser multado. Já beber o equivalente a duas ou três doses e dirigir não é apenas infração: é crime de trânsito.

Veja o exemplo abaixo:

- 40 ml de pinga, uísque ou vodca (1 dose)
- 85ml de vinho do Porto, vermutes ou licores (1 cálice)
- 140ml de vinho (1 taça)
- 340ml de cerveja (1 lata) ou chope

O consumo de qualquer um dos itens acima irá acusar 0,14 mg de álcool por litro de ar em um homem de 60Kg, e irá acusar 0,09 mg de álcool por litro de ar em um homem de 80Kg.



Maiores informações sobre a "lei seca" você pode obter acessando o site da Polícia Rodoviária Federal (http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/leiSeca.faces)




PRÓXIMOS EVENTOS
SERVIÇOS
Serviços de Táxi   Serviços de Táxi
Onde Ficar   Onde Ficar
Como Chegar   Como Chegar
Estacione na Dandy   Estacione na Dandy
Documentos para Entrada   Documentos para Entrada
Idade Mínima   Idade Mínima
Álcool Só Para Maiores   Álcool Só Para Maiores
Capacidade da Casa e Alvarás   Capacidade da Casa e Alvarás
     


LOJA DANDY
Veja esta dica que a Loja Dandy
separou especialmente para você

 
 

Licor Chartreuse Yellow 700ml
Por: R$ 136,00
a unidade

 
 
     

Visite o site da Loja Dandy


PUBLICIDADE






Mr. Dandy
Quem Somos
Equipe
Termos de Uso
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Dandy
Agenda de Eventos
Promoções
Campanhas
Serviços Atrações

Fotos

Aniversários na Dandy
Área de Associados

Veja Também


Mr. Dandy
Convites antigos
Fotos Antigas

Dandy Teen
eventos
fotos


Loja Dandy
Localização
Horário de Funcionamento
Compre online

Social
Facebook
Twitter
Facebook Loja Dandy
Youtube

Copyrigth© 2013-2015 - Todos os direitos reservados - Mr. Dandy - Piracicaba
Algumas imagens e fotos podem apresentar conteúdo impróprio para menores de 18 anos. Venda e consumo de bebidas alcoólicas e cigarros é proibida para menores de 18 anos.